quarta-feira, 23 de março de 2016

QUANTO MAIS MEXE, MAIS....

Há tempos que as doações para as campanhas políticas são alvo de duras e severas críticas. A recente divulgação e forma de organização para este propósito via um dos maiores grupos do país, com atuação internacional - negócios em 21 países, responsável por 168 mil funcionários - revela as entranhas de muitos políticos profissionais que receberam doações milionárias, sem que haja razões claras para isso. O saldo de contribuição revela que os valores foram distribuídos para 314 políticos de 24 partidos. Um saldo final bilionário sem resultados efetivos para o país!





Então, as perguntas que não querem calar são: qual(is) a(s) contra-partida(s)? O que acertaram em troca? Se estava sobrando essa grana toda, não seria correto doar para os locais de seca do Nordeste brasileiro? Não deveria ser doado para obras de infraestrutura em saneamento? Utilizado na limpeza da Baia de Guanabara (para o país não passar vergonha nas olimpíadas deste ano)? O investimento em infra estrutura não seria o correto?



O que se sabe, é que ninguém entra para perder dinheiro, no caso do Grupo Odebretcht, que tem receita de R$ 107,7 bilhões e lucro de R$ 498 milhões ao ano, também não parece ser a regra, haja vista o refinamento na organização para processamento de todos esses pagamentos, onde funcionários desempenharam funções exclusivas destas operações de doações (?).

Um fato entretanto merece destaque: as doações da Odebretcht não são discriminatórias, foram fartamente distribuídas entre governistas e oposicionistas, nas campanhas de 2012 e 2014, incluindo nomes de ministros, senadores e deputados.




Olha, essas doações foram tão generosas, que até mesmo alguns políticos com origem e atuação em Campos foram contemplados, quanta felicidade deve ter sido, afinal, a farta distribuição de dinheiro para quem sempre se disse contrário aos poderosos e ao lado do povo carente, deve ter feito uma revolução de comportamento. Imaginem só quando viram diante de si tanto dinheiro! Os nomes dos Garotinhos estão nesta listagem, que oferece ao país apenas um demonstrativo do que já deve estar provocando insônia em muita gente. Teremos em breve uma relação de candidatos "walking dead".





O fato aqui a ser ressaltado, não é somente constatar se estão totalmente declarados, mas a sua vergonhosa constatação de como se alugam mandatos neste país. Uma classe representada por gente supostamente subserviente a serviço de grandes grupos financeiros, ou alguém ainda acredita em remessas milionárias desinteressadas ou em Papai Noel?




Vale lembrar, que mesmo acirrado, no ano passado o Senado aprovou por 36 votos contra 31, o fim de doações por empresas. Agora, com essas revelações, fica evidente as razões para o placar apertado: não queriam perder tanta generosidade.

Somamos forças para que os objetivos da Operação Lava-Jato sejam atingidos, indistintamente. Pelo que esta liberação de pagamentos do Grupo Odebretcht anunciou, certamente as declarações futuras de um de seus donos irá fazer muitos receberem a visita do japonês, não somente políticos.




Por hora, seguem as generosas doações (?):























Um comentário:

  1. Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão! Não devemos nos esquecer nunca do estadista norte-americano Abraham Lincoln com a sua célebre frase de otimismo e de esperança para os que têm sede de justiça, assim como Deus Pai e Justo, sejam lá quais forem o entendimento que temos sobre Ele, cuja justiça nunca falha. Se esses irmãos desajustados, alguns até ditos religiosos, tivessem o mínimo de entendimento e temor sobre a Sua justiça o planeta Terra seria uma maravilha!!! Infelizmente ainda não estamos preparados para ter compaixão desses indivíduos. Então, que a justiça seja feita nesse mundo de luta entre nós.





    ResponderExcluir